1cnl vela

A história da vela remonta desde os tempos antigos dos descobrimentos, quando o barco à vela era o meio mais utilizado na descoberta de novas terras e novos povos e de novas conquistas.

A vela, elemento primordial de propulsão das grandes embarcação seria o meio que  pelas suas características únicas , determinaria a  origem da sua tripulação, desde a vela redonda, usada pelos romanos e fenícios à vela , de pendão, triangular e vela latina, esta  usada pelo povo português nas suas naus.

À  semelhança das velas, a arte de velejar também evoluiu ao longo dos séculos, com surgimento dos instrumentos, cartografia, e arquitectura naval.

A vela de competição  é uma modalidade olímpica, desde 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris.

Actualmente a vela ligeira, conta com milhares de participantes em todos o mundo, distribuídos pelas mais diversas classes. As classes mais desenvolvidas  em Portugal são a , Opimist, sendo o primeiro barco construído em 1948,  L´Équipe, barco que  navegou pela primeira vez em Julho de 1981, Classe 420,  Laser Standart e Laser Radial e  que passou a ser uma classe que reúne um grande número de velejadores em competições nacionais.

Em portugal a Federão Portuguesa de Vela (FPV) é a  entidade reguladora da modalidade, sendo que na região Autónoma dos Açores é a Associação Regional de Vela (ARVA), fundada em 1991.


Escola de Formação:
Professor: Durval Gata
Dias de treino : Sábados e  Domingos – 10h00 às 13h00
Idade mínima: 8 anos
Requisitos: saber nadar